Radar Municipal

143ª Sessão Ordinária da 15ª Legislatura (18/05/2010)

Presença

53 vereadores compareceram à sessão. Os vereadores ausentes foram: Carlos Alberto Bezerra Jr. e Paulo Frange

Veja a lista de presença

Resumo da Sessão

NATALINI (PSDB) - Comunica evento de homenagem ao Prefeito, pela Unifesp. Fala do projeto Bairro Universitário e do gerenciamento do PSF e AMAs. Cita outros parceiros no atendimento à saúde. Lembra que o modelo de organização social começou com o Governador Mário Covas e cita municípios da Grande São Paulo que o adotam. Informa doação de área da Prefeitura para um campus da Unifesp, na zona Leste.

PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE PRESIDENTE (Celso Jatene - PTB) - Submete ao Plenário e declara aprovada a leitura dos papéis. Põe em votação e declara aprovado o adiamento dos demais itens do Prolongamento do Expediente. Convoca os Vereadores para a próxima sessão ordinária seguida de cinco extraordinárias. Encerra os trabalhos.

JULIANA CARDOSO (PT) - Declara que a ex-Prefeita Marta Suplicy enfrentou a máfia dos Transportes melhorando o transporte público. Afirma que na Gestão Kassab as dificuldades do transporte voltaram, causando manifestações de protesto. Rechaça a promessa de transporte por monotrilho, que afastaria a possibilidade do metrô em Cidade Tiradentes.

GRANDE EXPEDIENTE PRESIDENTE (Celso Jatene - PTB) - Assume a presidência.

PRESIDENTE (Dalton Silvano - PSDB) - Assume a presidência e abre a sessão. PEQUENO EXPEDIENTE

JOOJI HATO (PMDB) - Menciona a recomendação do Consulado Americano para os turistas evitarem a Baixada Santista. Lembra importância da Lei dos Cruzamentos, da Lei Seca e da Moto Sem Garupa, para o qual pede apoio para derrubada do veto.

CLAUDIO FONSECA (PPS) - Afirma que há um descolamento entre aqueles que apoiam o Presidente Lula e os que votariam na candidata indicada por ele. Alerta para que as pesquisas sejam vistas com cuidado e que o debate seja pautado nos programas. Chama a atenção para a necessidade de renegociar a dívida da Cidade, que qualifica como impagável.

JAMIL MURAD (PC DO B) - Em aparte, afirma que a política externa do Brasil é de paz e derrotou a política da guerra.

FLORIANO PESARO (PSDB) - Refere-se ao Dia de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Recomenda artigo de Ana Maria Drummond, do Childhood Brasil. Cita o programa Bem-Me-Quer, do Hospital Pérola Byington, para casos de abuso. Cita artigo "A Luta Antimanicomial e a Psiquiatria no Brasil", dos Profs. Jair Mari e Graham Thornicroft. Apela para um consenso entre médicos, Poder Público e Justiça para melhorar o tratamento da saúde mental e de drogadição.

CHICO MACENA (PT) - Reporta-se à atuação do Presidente Lula no Irã, que qualifica como vitória da diplomacia brasileira. Cita índice de aprovação do Presidente Lula, aumento do PIB no Norte e Nordeste e inclusão social. Pede à Oposição que não tenha vergonha de apoiar a vitória diplomática de Lula.

NATALINI (PSDB) - Registra a presença de 186 povos diferentes na formação de São Paulo e a ausência de políticas de preservação dessas culturas. Informa sobre a criação, na Secretaria de Participação e Parceira, da Coordenadoria das Comunidades de Raízes Estrangeiras e Correntes Migratórias e seu projeto para criação do Conselho das Comunidades de Raízes Estrangeiras.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Cita o feito do Presidente Lula ao intermediar acordo do Irã com a Turquia e afirma existir interesse econômico norte-americano pelo conflito. Menciona a existência de um "partido da guerra" do qual participaria José Quilhon Albuquerque. Critica o ex-Ministro das Relações Exteriores Celso Lafer pela postura de submissão.

AGNALDO TIMÓTEO (PR) - Pela ordem, declara-se emocionado com o desempenho do Presidente Lula no acordo com o Irã. Declama a música de Luiz Vieira, "Obrigado, São Paulo".

SENIVAL MOURA (PT) - Ressalta a importância do metrô na zona Leste em lugar do monotrilho, que não atenderia à demanda. Considera a necessidade de se voltar à arrecadação da CPMF, lembrando que as grandes indústrias arcavam com a maior parte do imposto.

NOEMI NONATO (PSB) - Aborda o Dia Nacional do Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Cita ocorrências de abuso em EMEIs e na Faculdade Osvaldo Cruz. Defende seu projeto de utilização da monitoração eletrônica para melhorar a segurança nas escolas.

PRESIDENTE (Dalton Silvano - PSDB) - Anuncia a visita dos alunos da Escola Profª Daisy Amadio Fujiwara e da coordenadora Tânia.

MILTON FERREIRA (PPS) - Afirma que o Governo do Estado nega responsabilidade no aumento dos casos de dengue. Informa sobre teste molecular desenvolvido pelo Laboratório Fleury para o diagnóstico da dengue.

FLORIANO PESARO (PSDB) - Em aparte, afirma que as parcerias anunciadas pelo Vereador Natalini demonstram que o modelo de organizações sociais é bom.

JAMIL MURAD (PC do B) - Destaca a vitória diplomática de Lula ao intermediar acordo de energia nuclear com o Irã.

FLORIANO PESARO (PSDB) - Em aparte, argumenta que a unanimidade em relação a Lula não é boa e que é preciso ver o legado que deixará. Diz haver esperado que Lula falasse sobre direitos humanos com o Presidente do Irã.

Documentos

Atas e anais [pdf]
Registro taquigráfico [pdf]