Radar Municipal

83ª Sessão Ordinária da 15ª Legislatura (14/10/2009)

Resumo da Sessão

SR. PRESIDENTE (Dalton Silvano - PSDB) - Conclui o Pequeno Expediente. GRANDE EXPEDIENTE A pedido do Vereador Claudio Fonseca, põe a votos o adiamento do Grande Expediente; aprovado. PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE A pedido do Vereador Claudio Fonseca, submete ao Plenário sejam considerados lidos os papéis; aprovada a leitura. A pedido do Vereador Claudio Fonseca, põe a votos o adiamento do restante dos itens do Prolongamento; aprovado.

PENNA (PV) - Parabeniza o Vereador Agnaldo Timóteo pela performance na Santinha de Belém do Pará. Lembra que protocolou o PL 653/09 e diz que, no momento em que se discutirá o Plano Municipal de Transporte Público, será conveniente incluir o sistema de táxis na discussão. Cita a aprovação das Políticas Municipal e Estadual de Mudanças Climáticas.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, diz que o Vereador Arselino Tatto fala do aparelho, mas não explica. Afirma que está havendo um problema para a instalação, mas que o Prefeito Kassab tem competência para resolver.

ARSELINO TATTO (PT) - Pela ordem, trata da compra de um equipamento de ressonância magnética para o Hospital Campo Limpo, no Governo Serra, que ainda não foi instalado. Declara que a saúde em São Paulo é a pior do Brasil e que o Secretário da Saúde é incompetente.

GOULART (PMDB) - Pela ordem, diz não aceitar as palavras do Vereador João Antônio. Declara que há falhas na administração, mas esteve, com Daniel Rodrigues Jardim, na inauguração da UBS do Jardim da Embura; que será inaugurada uma no Jardim das Fontes; que breve sairá o Hospital do Grajaú. Parabeniza o Prefeito Kassab por tudo que realizou na Saúde e na Educação na zona Sul.

SR. PRESIDENTE (Dalton Silvano - PSDB) - Conclui o Prolongamento do Expediente.

SANDRA TADEU (DEM) - Pela ordem, diz que não deseja criticar o Governo, que seu pronunciamento foi um alerta. Dirige-se ao Prefeito Kassab desejando que sua administração seja um exemplo, mas declarando que, para isso, é preciso rever as pessoas-chave que estão dentro do Governo. Agradece as palavras do Vereador João Antônio.

SANDRA TADEU (DEM) - Refere-se a imagens na tela de projeção, mostrando o acúmulo de lixo no centro de São Paulo. Conta que conversou com o Subprefeito da Sé e questiona como na região dos Jardins não se coloca lixo na rua nos finais de semana, enquanto no Centro isso acontece sem haver multas. Declara que não é apenas questão de varrição e sim de coleta de lixo. Registra que fará um levantamento fotográfico diário da situação.

JOÃO ANTÔNIO (PT) - Pela ordem, parabeniza a Vereadora Sandra Tadeu por fazer jus ao seu mandato, defendendo o povo paulistano. Diz que o PT concorda 100% com o discurso da Vereadora, por criticar as coisas erradas mesmo tendo compromisso com o Governo.

AGNALDO TIMÓTEO (PR) - Diz que tem ouvido queixas da administração Kassab e tem levado às pessoas as informações, porém elas não devem desejar soluções do dia para a noite, tudo precisa ser programado. Lamenta pelas pessoas desempregadas e sem ter onde dormir que ficam na Praça da Sé. Critica a posição da GCM com relação a eles. Exibe uma revista sobre O Círio de Nazaré, em Belém, onde cantou e defende que São Paulo merece uma festa religiosa que reúna milhões de pessoas, não a Festa Gay ou a Marcha para Jesus, mas uma que mostre a fé do povo.

ALFREDINHO (PT) - Lembra de quando o PSDB aprovou a CPMF. Diz parecer um favor o Estado colocar os 12% na Saúde, mas é obrigação, não favor. Afirma saber que a União investe muito dinheiro, o problema é saber como os recursos serão gerenciados. Cita o Hospital M'Boi Mirim e o discurso da Vereadora Sandra Tadeu. Trata da renovação das frotas de ônibus, uma obrigação que não está sendo cumprida.

JAMIL MURAD (PC do B) - Declara, a respeito da Saúde, que existe local, mas falta profissional, um problema já levantado para a Administração Municipal que foi incompetente para resolvê-lo. Afirma ser inadmissível o Secretário da Saúde não atender às convocações e convites das Comissões da Casa.

SENIVAL MOURA (PT) - Fala de matéria do jornal Agora sobre o Programa Leve Leite. Trata das dificuldades enfrentadas pelo Correio e da necessidade que algumas famílias têm sofrido. Declara que o Correio está recebendo por um serviço que não está prestando e que o correto é revogar a licitação, suspender o serviço e voltar a fazer as entregas via escola.

SR. PRESIDENTE (Dalton Silvano - PSDB) - Convoca os Vereadores para a próxima sessão ordinária. Encerra a sessão.

PAULO FRANGE (PTB) - Agradece ao Líder do Governo e à Secretaria da Saúde pelo tratamento dado ao seu PL. Trata da dificuldade de contratação de médicos na periferia, lembrando que o Plano Diretor não trata o assunto como problema de planejamento urbano. Lembra que seu projeto propõe que alunos universitários recebam bolsa para trabalhar no acolhimento da rede pública de saúde.

SR. PRESIDENTE (Dalton Silvano - PSDB) - Abre a sessão. PEQUENO EXPEDIENTE

SOUZA SANTOS (PSDB) - Fala dos discursos da Vereadora Sandra Tadeu e do Vereador Senival Moura. Conta da presença de Edson Ortega na Comissão de Administração Pública para tratar dos ambulantes. Sugere que o Governo Federal incentive novos posto de empregos para tirar os trabalhadores da Rua 25 de Março. Diz não aceitar ouvir calado discussões sobre a Cidade como se ela estivesse um lixo, destacando o esforço do Prefeito.

CLAUDIO FONSECA (PPS) - Pela ordem, diz que ficou clara, com o pronunciamento da Vereadora Sandra Tadeu, a independência da Câmara. Lembra que quando o Vereador João Antônio era líder do Governo a situação não era essa. Cumprimenta a Vereadora Sandra pelo seu mandato. Aproveita a aproximação do Dia dos Professores para defender a necessidade de valorização destes profissionais e comenta que haverá uma homenagem a eles no Clube Juventus.

Documentos

Atas e anais [pdf]
Registro taquigráfico [pdf]