Participações no Plenário
143ª Sessão Ordinária (18/05/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Ressalta a importância do metrô na zona Leste em lugar do monotrilho, que não atenderia à demanda. Considera a necessidade de se voltar à arrecadação da CPMF, lembrando que as grandes indústrias arcavam com a maior parte do imposto.
141ª Sessão Ordinária (12/05/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Denuncia lixo e abandono das ruas em Guaianases e apela para o Subprefeito da região. Denuncia falta de médicos e abandono dos postos de saúde da região.
140ª Sessão Ordinária (11/05/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Divulga matéria que mostra que no governo do PSDB houve encolhimento dos programas Renda Cidadã e Ação Jovem e aumento dos índices de criminalidade. Informa precariedade dos salários dos profissionais de Segurança Pública e de Educação de São Paulo em relação aos demais Estados. Comenta matéria que mostra queda no desempenho da Educação no Estado.
138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Convida todos para o primeiro seminário sobre Mobilidade Urbana na Câmara. Comenta o descaso da Prefeitura com o problema das famílias do Jardim Pantanal, São Miguel, Jardim Romano e Chácara Três Meninas, que não providenciou ainda a manutenção básica, a limpeza da margem e várzea do Rio Tietê, após ocorrência de grandes enchentes.
131ª Sessão Ordinária (08/04/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Traz a público o problema da falta de vagas em creches na Cidade, apesar do compromisso firmado pelo Prefeito, de ampliar o número de vagas. Denuncia as péssimas condições do Córrego Itaquera-Mirim e da Rua Cabureicica, Rua Redeiras e Rua Flechila, em Guaianases, dizendo que essa região está abandonada pelo Subprefeito Jorge Perez e pela atual Gestão Kassab.
127ª Sessão Ordinária (25/03/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Refere-se ao discurso da Vereadora Juliana Cardoso sobre visita ao Hospital de Ermelino Matarazzo. Ressalta que visitou o Hospital Planalto de Itaquera, em más condições de funcionamento. Comenta a situação de total abandono da Rua Redeiras, que margeia o Córrego Itaquera-Mirim, em Guaianases. Denuncia a falta de fiscalização pela Subprefeitura da região do campo de futebol do Guaianases, e da Rua Caboreicica, totalmente tomada pelo lixo.
125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Descreve o caos que está a região de Guaianases por desmandos na Subprefeitura. Reclama de problema na esquina das ruas São José de Mossamedes e Dr. José Gravonski, onde mora, e da esquina da Rua Dr. José Gravonski com a Estrada do Lajeado Velho. Diz que o Subprefeito Jorge Perez não está preocupado. Relata que na inauguração do Parque Lajeado o Prefeito Gilberto Kassab teve contato com a população descontente, mas não tomou qualquer iniciativa.
122ª Sessão Ordinária (10/03/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Cobra do Executivo uma solução para a falta de professores na Escola Técnica de Saúde Pública Prof. Makiguti, em Cidade Tiradentes. Considera um boicote aos jovens interessados em estudar na instituição o poder público não ter divulgado o último vestibular da Escola.
119ª Sessão Ordinária (02/03/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Comenta matéria publicada na Folha de S.Paulo, informando que o Executivo pretende fechar a Escola Técnica de Referência situada em Cidade Tiradentes.
116ª Sessão Ordinária (23/02/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Diz que ingressou com representação junto ao Ministério Público contra o Subprefeito de Guaianases, Jorge Peres, que deixou de fazer os serviços de que o Bairro necessita alegando falta de recursos, mas promoveu uma festa usando dinheiro público.
SENIVAL MOURA (PT) - Diz que o PT costuma fazer congressos para consultar e debater com a sociedade seus programas de governo, diferentemente do PSDB. Afirma que o Governo FHC levou o povo à miséria e ao desemprego. Reclama do aumento das praças de pedágio durante o Governo Serra.
SENIVAL MOURA (PT) - Pondera que em 2003 a inflação estava em torno de 27%, o Risco Brasil era alto e o País não tinha credibilidade, e que foi Lula quem reverteu essa situação.
114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Comenta artigo do ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, publicado na Folha de S.Paulo, que pede ao PSDB para defender seus 8 anos de mandato. Cita, no artigo, comparações entre sua gestão e a do Presidente Lula.
111ª Sessão Ordinária (03/02/2010)
SENIVAL MOURA (PT) - Ressalta o problema do Jardim Pantanal, que vem sofrendo enchentes há 15 anos. Pede que o Governo do Estado invista em moradia popular para solucionar de vez o problema da região.
104ª Sessão Ordinária (02/12/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Fala das inundações ocorridas ontem em vários bairros da zona Leste. Acusa o Governo Kassab de ter abandonado a região porque não haverá eleição municipal este ano. Diz que o Subprefeito de Guaianases, que não executou o orçamento da Subprefeitura, se nega a receber a população que o procura.
103ª Sessão Ordinária (01/12/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Em comunicado de liderança, queixa-se do descaso do Subprefeito Jorge Peres em relação a Guaianases e à zona Leste. Acha que o Governo Municipal, ao aumentar o IPTU, gera desemprego e vai de encontro à política do Governo Federal de diminuir imposto sobre automóveis, linha branca e material de construção.
100ª Sessão Ordinária (24/11/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Comenta matéria publicada na Folha de S.Paulo sobre o problema da merenda escolar na Cidade. Registra a necessidade de o Conselho de Administração Escolar fiscalizar o processo de substituição de empresas responsáveis pelo fornecimento da mesma.
130ª Sessão Solene (23/11/2009)
O SR. PRESIDENTE (Senival Moura - PT) - Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Coaracy Nunes Filho, nos termos do Decreto Legislativo nº 50, de 28 de outubro de 2009, iniciativa deste Vereador. ORADORES: Flávio Delmanto, Cezar Roberto Leão Granieri, Miguel Carlos Cagnoni, Jorge Pagura, Senival Moura, Coaracy Nunes Filho.
96ª Sessão Ordinária (12/11/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Fala que, no Governo de Fernando Henrique Cardoso, durante ao menos um ano, houve blecaute e racionamento de energia. Diz que houve outros "apagões", como desemprego e as privatizações fraudulentas. Declara que o candidato à Presidência José Serra tem a ver com Fernando Henrique Cardoso, e isso é um problema. Conta que o PSDB realizou uma festa na Casa sob a miséria dos outros.
94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Diz que não consegue identificar a melhora na saúde de que alguns Parlamentares falam. Conta que os jornais pautam o problema da saúde na falta de responsabilidade da gestão PSDB e DEM. Menciona matéria publicada em um jornal de que no Hospital Waldomiro de Paula faltam médicos e enfermeiros. Comenta que o mesmo acontece no Hospital Geral de Guaianases. Cita a questão da varrição e da coleta de lixo na Cidade. Salienta que a Cidade está abandonada pela atual gestão.
91ª Sessão Ordinária (03/11/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Critica o Governo de São Paulo, que contratou seguro para estatais como o Metrô, CPTM, EMTU e Sabesp para livrar seus dirigentes de pagar indenizações por eventuais irregularidades cometidas no cargo.
86ª Sessão Ordinária (21/10/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Tece comentários sobre matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, que tentam mostrar a realidade dos moradores de favela da Cidade. Cita o "cheque despejo". Lembra do uso do dinheiro investido sem planejamento, citando a obra da Marginal. Expõe que esse recurso poderia ser investido em moradias populares. Denuncia o abandono que vem acontecendo em Guaianases. Convida o povo de Guaianases para uma passeata rumo à sede da Subprefeitura.
83ª Sessão Ordinária (14/10/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Fala de matéria do jornal Agora sobre o Programa Leve Leite. Trata das dificuldades enfrentadas pelo Correio e da necessidade que algumas famílias têm sofrido. Declara que o Correio está recebendo por um serviço que não está prestando e que o correto é revogar a licitação, suspender o serviço e voltar a fazer as entregas via escola.
82ª Sessão Ordinária (13/10/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Pela ordem, fala que lideranças de seu bairro ligaram para reclamar do problema enfrentado pelo Hospital Geral de Guaianases. Recorda que a Vereadora Juliana e o Vereador Natalini disseram que a questão da saúde é tripartite. Expõe que quem acabou com os recursos da CPMF que cobriam os gastos com a saúde foram o PSDB e o DEM, no movimento liderado pelo Sr. Paulo Skaf. Diz que os Governos Municipal e Estadual querem eximir-se da responsabilidade.
79ª Sessão Ordinária (01/10/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Critica o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos por mudanças implantadas no sistema de transporte sobre trilhos, sem que usuários tenham sido consultados ou avisados. Cita o exemplo da restrição ao embarque no metrô nos horários de pico.
75ª Sessão Ordinária (22/09/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Discorre sobre apartamentos da CDHU, no Ipiranga, que estão fechados há um ano. Acha que o Governo do Estado vai entregar as chaves dos referidos imóveis durante a campanha eleitoral. Fala do déficit habitacional resultante de metas de Governo que não são cumpridas desde 2006. Lembra que a legislação obriga o Governo do Estado a investir parte do ICMS em programas de moradia popular.
68ª Sessão Ordinária (02/09/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Ressalta que, apesar do compromisso de campanha do Prefeito Kassab, de criação de 30 AMAs de Especialidades na Cidade, apenas uma foi implantada até hoje. Cita gasto com publicidade para divulgação das mesmas.
64ª Sessão Ordinária (20/08/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Lê uma matéria de jornal sobre os pedágios. Declara que o PSDB, em vez de melhorar as estradas, quer pedagiá-las. Diz que esses pedágios serão instalados mediante investimento do Estado, mas, depois, serão entregues à iniciativa privada. Questiona por que o próprio Estado não as administra. Diz que os Vereadores não foram informados dos estudos que o PSDB está apresentando para a instalação. Declara que a população tem direito de dizer se concorda com o pedágio.
62ª Sessão Ordinária (18/08/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Concorda com o Vereador Jamil Murad em relação à forma como está o sistema de transporte. Espera aprovação do Projeto nº 512/2009. Faz um breve relato sobre a matéria publicada no Caderno Cotidiano, da Folha de S. Paulo, sobre o projeto de inclusão social, do Governo Federal. Diz que o jornalista Gilberto Dimenstein desqualificou o projeto vale-cultura. Ressalta que sabem a mando de quem está o jornalista.
61ª Sessão Ordinária (13/08/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Discorre sobre obras viárias em São Paulo, matéria do jornal Folha de S.Paulo, da última segunda-feira. Revela que o Estado e a Prefeitura planejam grandes obras de visibilidade na Capital, visando o ano eleitoral de 2010. Ressalta que as obras privilegiam o uso do transporte particular em vez de dar prioridade ao transporte de massa, em detrimento de políticas públicas de qualidade.
55ª Sessão Ordinária (30/06/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Lê manchetes de jornais sobre os problemas de trânsito e transporte. Opina que o fretamento não afeta diretamente o transporte público e que essa nova medida irá prejudicar o trânsito, pois, de acordo com pesquisa realizada pelo Transfretur, 75% dos passageiros são proprietários de veículos. Pensa que restringir a circulação de ônibus fretado irá gerar mais desemprego. Sugere a regulamentação de uma nova categoria.
48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Trata de manchete do jornal Agora São Paulo sobre o descaso com a saúde pública. Citas a AMA do Jardim Etelvina e o Pronto Socorro Municipal Júlio Tupy, em Guaianases e a AMA Anhanguera. Diz que diariamente agrava-se a situação de caos, não havendo pediatras para o atendimento. Alega falta de responsabilidade do Prefeito e do Secretário de Saúde. Fala sobre o tratamento dispensado pelo Polícia e pelo Governo Serra às pessoas no campus da USP.
45ª Sessão Ordinária (02/06/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Solidariza-se com as famílias das vítimas do acidente aéreo. Reclama da falta de limpeza e de manutenção das ruas, redes de esgoto e córregos da Cidade, ao mesmo tempo em que os jornais noticiam que o Prefeito Kassab aumentou em 134% os recursos para publicidade.
43ª Sessão Ordinária (27/05/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Defende a regulamentação do serviço de fretamento de ônibus. Avalia que o serviço tem outro perfil de usuário e não interfere na arrecadação do sistema público de transporte de passageiros. Reclama da forma com que o poder público trata os pequenos comerciantes e pede facilite para que estes possam regulamentar seus negócios.
35ª Sessão Extraordinária (27/05/2009)
Senival Moura (PT) - Cumprimenta o Vereador João Antônio pela defesa ao PL 558. Registra a falta de abastecimento de água nas regiões periféricas da Cidade. Fala que o capítulo III da gestão do Fundo é desproporcional.
39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Alega desrespeito do PSDB por todos os cidadãos por causa da matéria sobre o livro Dez na área, um na banheira e ninguém no gol. Registra falta de controle na qualidade dos livros distribuídos para os alunos. Pede punição dos responsáveis. Cita o mapa com dois Paraguais.
37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Cita discurso do Vereador José Police Neto, sobre a aprovação das contas da campanha política de 2008. Entende que a imprensa tem divulgado informações inverídicas sobre o assunto. Ressalta manchete de jornal sobre os ônibus lotados na Capital e a falta de investimento no sistema de transportes da Cidade.
35ª Sessão Ordinária (07/05/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Denuncia que o equipamento de ressonância magnética do Hospital do Campo Limpo está parado desde 2005, por não ter sido instalado. Reclama do atendimento nas UBSs.
36ª Sessão Solene (30/04/2009)
O SR. PRESIDENTE (Senival Moura - PT) - Sessão solene destinada à realização do II Seminário de Futebol Amador da cidade de São Paulo, de autoria deste Vereador. ORADORES: João de Oliveira, Walter Feldman, Adilson Pintinho, Everaldo da Silva, Milton Mattani, Luiz Hilário, Luiz Moura, Benedito Augusto da Silva.
31ª Sessão Ordinária (29/04/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Diz que a zona Leste está frustrada.
SENIVAL MOURA (PT) - Sugere ao Vereador Floriano Pesaro que seja construído metrô ao invés de trem de superfície, defendendo transporte de qualidade para a zona Leste.
SENIVAL MOURA (PT) - Fala de uma matéria que comparou a velocidade de um ônibus no corredor e de um veículo particular fora do corredor, comprovando que a de implantação dos corredores, com qualidade, fiscalização e organização, trariam um resultado satisfatório. Diz que José Serra, em matéria publicada em diferentes jornais, fala que o corredor não tem efeito, mas não é verdade. Afirma que o Governador diz isso pois não vai mais implantar o Expresso Cidade Tiradentes, o que disse que faria. Declara que a zona Leste requer o corredor, assim como a construção de metrô de qualidade. Cita São Mateus, Guaianases, Cidade Tiradentes, Parque São Rafael e Itaquera. Lembra que, por volta de 1985, 1987, o Governo fez uma propaganda com o slogan "Metrô já, em Guaianases", iludindo o povo, e os mesmos governantes estão dizendo que farão o metrô de superfície. Cita o Fura-Fila, o Prefeito Kassab e os governos Pitta e Marta Suplicy.
SENIVAL MOURA (PT) - Fala do artigo publicado pelo Deputado Federal do PSDB, José Aníbal, na Folha de S. Paulo, intitulado "Morando no Palanque", tratando das ações do Governo Lula na área habitacional. Diz que o Deputado está mal-informado ao dizer que o Presidente não cumpre suas promessas, pois o Governo já beneficiou mais de 840 mil famílias. Cita o Fundo Nacional de Habitação, o Programa Papel Passado e a Caixa Econômica Federal. Declara que o DEM o PSDB afirmam que não há condições de implantar o Programa Minha Casa, Minha Vida, então deveriam começar a apresentar soluções para o problema da habitação e não só criticar. Cita as ZEISs.
25ª Sessão Ordinária (14/04/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Cita matéria jornalística sobre o número de crianças sem vagas nas creches e diz que, em visita a Conselho Tutelar, descobriu um número muito maior do que o publicado. Acha necessário investir para que o sistema de transporte público, que está perdendo qualidade, não fique pior. Preocupa-se com a aproximação do dissídio coletivo dos trabalhadores da área.
22ª Sessão Extraordinária (14/04/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Diz que a zona Leste-Cidade Tiradentes, Guaianases, José Bonifácio, Itaim Paulista, onde existem centenas de agremiações esportivas, vêm pleiteando um espaço esportivo, por isso seu projeto visa a construção de um estádio que comporte por volta de 5 mil pessoas. Cita o Vereador Dalton Silvano.
SENIVAL MOURA (PT) - Defende o Projeto como meio de inclusão social para a periferia de São Paulo. Lamenta que, por falta de oportunidade e espaço público, jovens que gostam de esporte acabam na prática de coisas ruins para a saúde, a vida e as famílias.
21ª Sessão Ordinária (01/04/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Registra sua frustração com o Plano de Metas e cobra o cumprimento das promessas de campanha feitas pelo Prefeito no que concerne a obras, combate a enchentes e educação.
16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Atribui as enchentes à falta de planejamento, de investimentos e de manutenção preventiva da atual Administração. Informa sobre encontro realizado na Casa para discutir regularização fundiária urbana e conclama os Vereadores a criar comissão de estudos sobre o assunto.
13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Manifesta sua indignação com a falta de limpeza e manutenção de bueiros e de desassoreamento dos córregos, o que provocou vários pontos de alagamento na região de Guaianases. Reclama da atuação do Subprefeito da região.
9ª Sessão Solene (09/03/2009)
SR. PRESIDENTE (Senival Moura - PT) - Sessão solene destinada à realização da plenária sobre Regularização Fundiária - Fator de Inclusão Social e Agenda Positiva de Políticas Públicas. ORADORES: Sr. Presidente Senival Moura, Luiz Moura, Ana Lúcia Sartoretto, João de Oliveira, Jorge do Carmo Silva, Ana Paula Bruno, André Luís Cavalcante de Albuquerque e Daniel Albuquerque.
5ª Sessão Ordinária (11/02/2009)
SENIVAL MOURA (PT) - Agradece a Deus pelo início da Legislatura. Registra que, apesar de ausente na primeira semana, tem acompanhado o escândalo da merenda escolar e quer uma CPI para investigar as denúncias. Fala sobre os alagamentos na Cidade e cobra responsabilidades do Executivo.